Vale a pena poupar pequenas quantias de dinheiro?

Segundo especialistas em finanças pessoais devemos tomar muito cuidado com pequenos gastos que fazemos e nem os percebemos. Tais gastos registrados em uma planilha ou mesmo no seu velho e bom caderno, podem lhe causar um belo espanto pelo montante ali exibido.

Para melhor detalhar essa nociva realidade, vamos criar uma pequena historinha…

José um senhor de 52 anos, trabalhador do setor imobiliário, tem o costume ao sair do trabalho passar na padaria do seu Carlos.  Lá ,ele sempre compra dois doces, gastando um total de 6,00 reais.

doces

Quem não gosta de doces? quem teria coragem de dizer que o senhor José está errado?

Certo ou Errado… isso não vem ao caso.

Vamos fazer uma continha básica:

1 – Em um mês, temos 22 dias úteis;

2 – Um ano é composto por 12 meses;

3 – Temos 12 meses x 22 dias úteis = 264 dias úteis;

Vale salientar que o senhor José faz isso todos os dias. Em um ano, ele terá gasto com esse hábito o equivalente à 1.584,00 reais, isso mesmo, 264 dias úteis x 6,00 reais todos os dias.

É um belo valor que poderia está sendo aplicado em educação, viagens, entre outros.

Ainda tem a vertente que esse valor poderia aplicado em um investimento que resulta-se em juros ao senhor José.. ou seja, ele poderia fazer esse valor(1584,00 reais) trabalhar para ele e no fim das contas ele teria um ganho bem maior do que um simples prazer liberado pelo açúcar ao entrar em contato com o seu corpo.

Falando assim até parece fácil, mas não é, haja vista que, encontramos um hábito que muitas vezes é carregado com alguém por anos e anos. Também vale lembrar que as decisões humanas não devem ser necessariamente de caráter exclusivamente técnicas.

Educação financeira não é uma receita de bolo. É um conhecimento e autocontrole em determinados momentos que devem ser usados na melhora da vida de cada ser.

Não tenho por objetivo mostrar que o senhor José está errado por gastar o seu suado dinheirinho em doces… longe de mim. Meu objetivo é mostrar outros caminhos, outras possibilidades… que muitas vezes na correria do dia a dia e dificuldades, passam sem ser percebidas.

**Conclusão: Certos hábitos por mais simples podem de alguma forma está matando ou mesmo dificultando o seu crescimento financeiro.

Agradeço a sua atenção, nos vemos no próximo artigo 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s